Unção Teen – Adolescentes

Departamento dos Adolescentes

Integrantes:

 Thiago Luis

 Jô Barreto


Como começar um ministério para adolescentes na igreja?

Querido Líder,

A questão não é você, mas o que Deus irá realizar na vida das pessoas, através de você!

O Manual de culto, você já possui no tópico lá de cima, decore e deixe o Espírito Santo fluir em seu Ministério.

Penso, que hoje existem três tipos de líderes de adolescentes:

  1. O vocacionado;
  2. O que tem boa vontade;
  3. E o plantado.

Nosso objetivo é levar você a se identificar e fazer alguns questionamentos acerca da sua liderança ou até mesmo da sua equipe, portanto, resumo as características dos três tipos de líderes citados da seguinte forma:

 O vocacionado, é aquele que tem um fogo que nunca se apaga, está sempre inconformado com a situação dos adolescentes atuais, faz de tudo para salvar a vida de todos, mesmo que tenha que perder a sua.

O líder que tem boa vontade é aquele que apenas tem a unção de liderança, mas não domina o público alvo. Este tipo de líder precisa buscar ferramentas, pois sua dedicação é esgotável em relação a adolescentes.

 O plantado é o tipo de líder da maioria das igrejas que possuem Ministério com adolescentes. Pastores e líderes, no desespero de salvar o seu rebanho teen, colocam à frente do grupo o primeiro que tem tempo, idade ou uma “pseudo” identificação com os adolescentes. Infelizmente esse tipo de líder não dura muito tempo, frustrando a si, aos outros e, em alguns casos, nunca mais exercem liderança. Talvez agora você entenda porque existem tantos ministérios de adolescentes falidos, falindo e apáticos pelo Brasil.

Espero que você tenha se identificado, pois a partir daqui, não tem mais volta. Colocou a mão no arado, por favor, vá até o final do campo a ser semeado.

 Por onde começar?

 . Faixa etária – A faixa etária de adolescentes é de 12 a 18 anos, devemos investir em um trabalho intenso de transição, queremos que os adolescentes passem para a juventude com alegria e não com temor; afinal de contas, eles sempre viveram em grupo e agora são desafiados a viver em um mundo individual.

 . Projeção para o público alvo – Você precisa definir o que você quer com os seus adolescentes, eles precisam saber onde você quer chegar com tudo isso. Para minhas ovelhas, em nosso primeiro contato, eu digo: “Meu pastorado na sua vida termina com a sua salvação em Cristo, sua realização na faculdade e profissão, e no dia do seu casamento.” Resumindo, projeto três coisas para a vida deles: Salvação, profissão e família. O que você projetará para o seu público alvo?

Pastor Marcelo trazendo a palavra para os Adolescentes

 . Voluntários – Procure a sua volta pessoas que se importam com os adolescentes; existem muitas: pais, professores, idosos, jovens sonhadores… Monte o seu projeto. Reúna os seus voluntários e estabeleça o programa de trabalho, alvos e programações.

Público Alvo – Nossa Igreja dividiu o Público Alvo em cinco: Comunidade, Multidão, Congregação, Comprometidos e Núcleo. Isso nos ajuda na hora de elaborar o Programa, pois assim temos definido que tipo de adolescentes queremos alcançar e o que podemos oferecer para atraí-los:

Comunidade – Adolescentes sem igreja que moram no bairro;

Multidão – Adolescentes que compareceram a algum programa da Igreja;

Congregação – Adolescentes que estão na Igreja, mas ainda não assumiram um real compromisso;

Comprometidos – Adolescentes comprometidos com os hábitos espirituais (orar, estudar a bíblia…),  mas não exercem um Ministério;

Núcleo – Adolescentes comprometidos que exercem o seu Ministério e voltam para a Comunidade a fim de alcançá-la.

 

 . Ministérios – Descubra os talentos no meio da sua Igreja. NÃO comece um Ministério sem um líder.

 . Programa de estudos – Escola Bíblica Dominical, Pequenos Grupos, Encontros, União de Treinamento… Todas essas coisas precisam estar funcionando no seu Ministério. Na atualidade, os adolescentes  estudam tudo o que você possa imaginar, infelizmente, a Bíblia é o que eles menos lêem. Isto precisa mudar, você concorda?

 . Quantidade de adolescentes – Essa é uma preocupação constante nas Igrejas e na vida de líderes iniciantes. Fique tranqüilo, Deus está a frente! Eu planto, você rega, mas é Deus quem dá o crescimento. Não se preocupe com números, pois você sairá do foco e irá se frustrar. Mesmo que você tenha mil ovelhas, o seu bairro deve ter ainda umas nove mil a serem alcançadas. Confie no Senhor e trabalhe!

 . Programas – Sente-se com sua equipe, os programas vão variar de acordo com a cultura dos bairros e cidades. Passe a pesquisar o gosto dos adolescentes na Internet; a galera que dirige o programa “Malhação” faz isto e, infelizmente, faz muito bem.

 . Oração – Vigília com a liderança e com os Ministérios criados, este é o segredo! Orai sem cessar, este é o mandamento!

 . Pais – Aprendemos que a relação é um triângulo, Você, os pais e o Senhor. Cultive isso, os pais são aliados, não inimigos. Hoje vivemos dias difíceis, não espere a gratidão dos pais, não julgue a forma de educação dos pais e se coloque sempre a disposição para ajudar. No final, quem manda são eles; somos apenas instrumentos de Deus para a vida dos filhos e nem todos os instrumentos são valorizados. Quem aguarda reconhecimento humano, está no Ministério errado. Lembre-se que a sua realização está no cumprimento daquilo que você projetou para as suas ovelhas.

 . Atualize-se – As gerações passam e passam depressa. Você lia romances de pessoas normais se casando, hoje, eles admiram “vampiros” se relacionando com humanos. Procure Ministérios de sucesso…  eu estou sempre à procura de novidades, pois as minhas ovelhas são pessoas estudadas e estão sempre atrás de coisas novas. Não pare no tempo, como a maioria dos “líderes de boa vontade” e “plantados” faz. Faça cursos, troque informações, seja um verdadeiro líder de adolescentes.

 . Sobre a sala dos adolescentes –  Não limite o seu Ministério a uma sala, se você foi presenteado com uma. Lembre-se: ali deve ser o lugar onde os adolescentes do seu bairro mais gostem de estar.

 

“Lembre-se do seu Criador
nos dias da sua juventude,
antes que venham os dias difíceis
e se aproximem os anos
em que você dirá:
Não tenho satisfação neles; ”
Eclesiastes 12:1