MCK – Ministério Crescendo Kids

Departamento de Crianças

Integrantes:

10523836_540406849419153_3948842276442537041_n Diaconisa Sheila Delfino (Líder)

thaynara-cria Diaconisa Thaynara Melo

11265233_1582056582053390_1818615023939548957_n Laudiceia Moraes

11230227_426246054221469_4490346945923743812_n Isabela Moraes


logo

Para ser um professor do departamento infantil, professor de uma Escola Bíblica Dominical – EBD – é preciso um treinamento adequado para que o professor saiba lidar com as crianças, em cada uma das situações e não ser meramente “babás” das crianças enquanto os pais assistem ao culto. Por outro lado, existe a responsabilidade espiritual do professor da classinha que deve ser muito bem trabalhada para que a igreja infantil não se torne um peso para a igreja e deixe de ser um instrumento de bênçãos para ser um causador de problemas para pais, crianças e igreja. Separamos seis simples dicas para professores do ministério infantil que fazem muita diferença.

crianca-escola-3

Use adolescentes para auxiliar

Muitas igrejas que preferem colocar os adolescentes para dar aulas para as crianças na Escola Bíblica Domincal Infantil, a EBD Infantil. O problema é que a maioria dos adolescentes não tem preparo para a situação. Não sabem lidar em situações de emergência, não são responsáveis em algumas áreas, não sabem lidar com crianças em situações especiais. O ideal é que os adolescentes sejam sempre auxiliares, e só assumam a responsabilidade de dar aulas no ministério infantil quando se tornarem adultos, ou esporadicamente, um dia da semana, ou quando um professor falta. Ou então, o adolescente deve ser preparado, como os adultos, passando por um curso ou preparação adequada.

criancas_biblia

Infelizmente o que se vê em muitas igrejas, grandes e pequenas, são pessoas sem preparo trabalhando nas classes de EBD Infantil. São pessoas de bom coração e boa vontade, mas que não contam com preparo adequado para lidar com a difícil responsabilidade de preparar as aulas para as crianças no ministério infantil, por isso precisam de apoio e preparo para se tornarem bons professores do ministério infantil. Embora busquem como ajudar no departamento infantil não encontram o respaldo necessário para desenvolverem um bom trabalho na EBD infantil.

familypraying-940x500

O professor da EBD Infantil

O professor evangelista de crianças deve conhecer e viver os princípios bíblicos para servir de exemplo positivo às crianças. A capacitação do professor não depende apenas de si, mas a própria igreja tem o dever de formar bons professores para o departamento infantil.

A bíblia deve ser seu guia de fé e prática. Um cristão que não tem certeza da salvação não tem muito a oferecer às crianças a não ser ainda mais dúvidas e incertezas. As crianças são observadoras e se não formos convictos de nossa fé elas não acreditarão no que falamos.

criancas-na-igreja-1160x480

Seis dicas para professores do ministério infantil

Basicamente, o professor do departamento infantil tem seis princípios básicos que devem ser seguidos para que possa realmente ser aprovado como professor.

  1. Para exercer qualquer tipo de trabalho na igreja, o cristão deve ser dependente do Espírito Santo, da Palavra de Deus e da oração. Com os professores do ministério infantil não é diferente, precisam, assim como os líderes, entender que desempenham um trabalho importante e muito visado pelo inimigo de nossas almas, por isso, deve ser tratado com seriedade.
  2. O professor deve se identificar com a criança e amá-la. Gostar apenas das crianças boazinhas, de família cristã ou já conhecidas pelo professor é fácil, o professor da classinha da igreja deve entender que precisa amar cada criança como cristã. Todas elas devem ser vistas como irmãos em Cristo e dignos de nosso amor, perdão e carinho.
  3. Lidar com crianças exige paciência e perseverança. Não apenas pelo comportamento das crianças, mas também porque o trabalho desenvolvido com as crianças muitas vezes rendem frutos que demoram a aparecer. Às vezes, só quando ela vira um adulto é que as palavras e lições dadas nas classinhas rendem frutos.
  4. Como um evangelista que é, o professor da classinha deve conhecer a necessidade de ganhar crianças para Cristo. Não deve tratar as aulas como aulas de uma escolinha, mas como uma oportunidade de converter vidas.
  5. O professor precisa ser responsável em todos os aspectos. Na preparação da aula, na escolha de suas roupas, na preparação da sala de aula, em seu falar, em suas atitudes e até no horário.
  6. Por fim, o professor deve ter um bom testemunho de vida. Mesmo fora da igreja deve ser alguém de boa reputação e que vive o que ensina às crianças, por isso, a escolha dos professores do departamento infantil de uma igreja devem ser escolhidos com cuidados, como são escolhidos líderes de casais ou adolescentes, por exemplo.

garotinha-com-biblia-pensamentos-de-cristaos1

Estes são seis deveres que o cristão deve ter para se tornar um professor preparado para dar aulas na EBD Infantil. É um trabalho que deve ser respeitado e realizado com responsabilidade.

OS QUATROS PILARES DA LIDERANÇA DO MINISTÉRIO DE CRIANÇAS

1.Visão:   O Ministério com crianças pode ter a dimensão que você deseja, basta você olhar com seu olhos, e dará á ele a dimensão exata. Qual o tamanho da visão? Como é a sua visão? Quando não temos a visão do ministério com crianças, automaticamente prejudicamos o departamento infantil da igreja local.

child-reading-bible

O ministério com crianças não se resume em salas conjunto e escola dominical, é muito mais além do que quatro paredes. E o líder deve ser o primeiro a ter a visão , para assim passar para os liderados. Se o líder tem visão de “promover eventos”, logo, a equipe terá essa visão.

Qual deve ser a visão?

  1. Evangelismo
  2. Salvação
  3. Crescimento espiritual

2.Chamado: Muitas vezes relutamos, queremos transferir para outros que julgamos estarem em condições melhores, mas quando Ele nos aponta, é em nós que Deus quer ver o Seu trabalho. Deus fez vários chamados a pessoas que humanamente falando, não tinham qualidades para fazer o que Ele quer. Chamado, Compromisso e capacitação é fundamental para o ministério, seja ele qual for.

Sem chamado, não se pode fazer um bom trabalho, acaba-se tornando pedra de tropeço.Agora, se você foi chamado e não tem compromisso, também torna-se pedra de tropeço.

Tenha certeza daquilo que Deus quer pra você, e se você se comprometeu com Deus de fazer um trabalho, tenha compromisso.

sem_brincadeiras_nao_ha_aprendizado_big

 3.Obediência: Devemos primeiramente obedecer á Deus, entender e aceitar o querer dEle.

Algo muito importante que devemos inculcar em nossa mente como líderes, independente do departamento é a obediência aos nossos pastores ( ou lideres de igreja). Não devemos fazer nada sem autorização e aprovação dos nossos pastores.

O verdadeiro líder é primeiramente servo, não se pode “mandar”, sem ao menos sabe “obedecer”

7837167_ov4jl

 4. Criatividade: A criatividade é um dom essencial para quem possui o ministério Infantil. .Ela estava presente em todos os passos da criação, principalmente no que diz respeito ao homem, criado á imagem semelhança de Deus. Sendo assim, também o homem possui dotes criativos que pode aplicar em todos os seus atos. Todos nós, enfim, temos condição de criar alguma coisa. A criatividade é algo que cheira á novidade, e quem trabalha com crianças precisa de novidade a cada instante.

14705629_1119895184730942_1495381921632072529_n

“Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele” – Provérbios 22:6