Ministério Diaconal

 

Líderes:

tojado-diaconal Pastor Cláudio Tojado

rosana-diaconal Pastora Rosana Tojado


banner-diaconos MINISTÉRIO CORPO DIACONAL: O Corpo Diaconal é o responsável pelo amor à primeira vista entre o Ministério Crescendo na Unção e você. São os diáconos que, com disposição em servir, recepcionam os que chegam, dando as boas vindas, informam sobre as reuniões, cultos e horários e acomodam a todos que chegam para as reuniões. Além disso, os diáconos auxiliam o pastor durante o culto, contribuindo na distribuição de folhetos informativos, pedidos de oração, coleta de dízimos e ofertas, socorro a enfermos ou acidentados, dentre outras atividades.

o-diaconato-11 

O QUE AS PESSOAS PRECISAM ENTENDER A RESPEITO DESSE TRABALHO QUE É FUNDAMENTAL EM TODA E QUALQUER IGREJA? Esse ofício é para atender ao bom funcionamento das reuniões, e cada diácono deve servir como para Cristo e não para homens, com a consciência que receberá do Senhor seu galardão. Todo diácono precisa ter uma vida exemplar dentro e fora da igreja, ser amável, gentil, prestativo, atencioso, submisso, bom ouvinte e sempre disposto a servir.

o-diaconato-20 

COMO FUNCIONA A ESCALA DOS DIÁCONOS NO CRESCENDO? Trabalhamos com equipes, que a cada semana são escaladas para atender as reuniões. Nada impede que diáconos que estejam fora da escala sirvam, pelo contrário, todos os diáconos podem e devem servir a qualquer dia. O exemplo disso é o culto de terça-feira, e o cultos das quintas-feiras. Nessa reunião, bem como as de domingo, é importante a participação de todos que puderem.

 o-diaconato-15

TREINAMENTO QUE ESTÁ SENDO DADO AOS ASPIRANTES A DIÁCONOS. Promoveremos treinamento para os novos diáconos e esses aspirantes passaram por um curso de instrução para as diversas áreas de atuação. Todos receberão visitas em seus lares para que possamos conhecê-los e acompanhá-los. Durante seis meses os diáconos serão acompanhados e avaliados pela disponibilidade, pontualidade, comportamento, trabalho em equipe, submissão, participação nas reuniões mensais e outros aspectos.

 diacono

UM CHAMADO AO CORPO DIACONAL. Querido amigo, você que é membro do Crescendo na Unção há mais de um ano e sente o desejo de servir ao Senhor por meio desse Ministério, saiba que as portas estão abertas. Será uma grande alegria recebê-lo para juntos trabalharmos na edificação do reino de Deus.

o-diaconato-17

QUALIFICAÇÕES PARA O DIACONATO DE ACORDO COM ATOS 6.16 (Por favor leia o texto).

1ª – Os Diáconos devem ser moralmente equipados (de boa reputação);

2ª – Os Diáconos devem ser espiritualmente equipados (Cheios do Espírito Santo);

3ª – Os Diáconos devem ser mentalmente equipados (Cheios de Sabedoria).

QUALIFICAÇÕES PARA O DIACONATO DE ACORDO COM I TIMÓTEO 3.8-13 (Por favor leia o texto).

1ª – Honesto e sábio nas decisões;

2ª – De uma só personalidade;

3ª – Temperante;

4ª – Bom mordomo daquilo que Deus lhe concede;

5ª – Deve ser primeiro testado se dá para o cargo;

6ª – Deve ser homem de fé;

7ª – Irrepreensível;

8ª – Monógamo (Marido de uma só mulher ou esposa de um só homem);

9ª – Governe bem seus filhos e sua própria casa.

OUTRAS RESPONSABILIDADES QUE OS DIÁCONOS PODEM PREENCHER:

  1. Impor Ordem: Disciplina, com autoridade do Espírito Santo. Em nome de Jesus.
  2. Providenciar: O necessário para o bom andamento do culto, sem ser preciso a intervenção do Pastor.
  3. Observar: As curas, visitas, testemunhos, conversões e fazer a contagem das pessoas durante o culto.
  4. A Qualquer Movimento: Dentro da Igreja, como crianças chorando, correndo, assim como pessoas chupando balas ou lendo revistas, chamar a atenção ou então, avisar aos pastores no púlpito, no caso de não ser atendido quando for chamada a atenção.
  5. Observar: O movimento aos banheiros, tanto feminino quanto masculino, para que não haja prejuízo para a Igreja, como também, ajuntamento de pessoas nos mesmos.
  6. Saber: Que desde que esteja na Igreja, também é responsável pelo bom andamento do culto, não deixando a responsabilidade somente para os que estão escalados.
  7. Sempre: Estar identificados com os crachás, entregando-os ou devolvendo-os, somente após o término do culto.
  8. Assinar: O nome toda vez que estiver na escala, especialmente no caso de contar as ofertas, depois de feita a primeira contagem, é obrigatório a participação de um segundo conferente, como também preencher os relatórios do culto.
  9. Na Distribuição da Santa Ceia: Todo respeito e reverência, observar as escalas de Ceia, do mês e de recepção.
  10. Estar Sempre Uniformizado: Todas as vezes que estiver na escala não é opção e sim obrigação, exceto que ainda não tenha, o que seria bom que fosse adquirido o mais breve possível.

o-diaconato-6

  • Toda Reclamação: A respeito da escala deve ser feita ao Líder de Diáconos ou a Vice-líder pela própria pessoa, visto que não haja nenhuma reclamação por terceiros.
  • Os Diáconos Devem Estar Ciente: Que suas responsabilidades como servo de Deus, não se prende apenas no trabalho interno da Igreja, mas sim, onde estiverem serão sempre reconhecidos como Servo de Deus, por isso é importante zelar do seu testemunho e vida espiritual, para não ser envergonhado pelo diabo diante das pessoas, diante de si e de Deus. O poder do Servo de Deus, não está nas palavras que diz, mas na vida consagrada que vive.

 ” Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. “
1 Timóteo 3:13